Artigos

Do Cânone ilustrado do Taijiquan da família Chen escrito no começo do século XX por Chen Xin. "O crescimento e declínio ,o framework do TaIjiquan se apoia no princípio do cheio e do vazio."
"O praticante de Taijiquan deve constantemente tornar sua mente consciente de cada ínfima mutação que acontece no desenrolar das posturas. Ele deve ser bem cuidadoso e sensitivo mantendo seus olhos abertos. Senão o sangue arterial e os canais de energia irão congestionar, levando a fragmentação de toda a forma (Tao Lu), fluxo do Qi irregular e abrupto causando numa perda de integridade e harmonia do Yuan Qi, ou energia primordial".




Vivências com o mestre Chen Xiao Wang

Em 1994 em Amsterdam tive minha primeira aula particular com o GM Chen Xiao Wang. A aula era de sabre taiji estilo Chen. No final tive a oportunidade de tirar estas fotos com precisões de como cada postura deveria expressar o Yin Yang em pleno equilíbrio.
Foi a primeira vez que presenciei a quietude num movimento que é super veloz, o de "girar para trás e cortar para baixo". Esta postura, a qual vemos a finalização nesta foto, consiste de um giro pulando para o alto e para trás, finalizando em um corte forte para baixo. Em repetição o movimento faz você parecer uma hélice viva. Na demonstração do mestre, isto era um fato. Ele parecia uma hélice de foice viva e no entanto, havia esta quietude, esta pulsação, que espelha a máxima de "quietude em movimento" do Taijiquan.







O Taijiquan e a realidade imaginária

Quando comecei a praticar o Taijiquan, tinha vinte anos de idade. Já tinha um histórico nas artes marciais que começou com o Judô aos seis anos, o Jiujitsu aos doze e capoeira aos dezesseis. Pela primeira vez a didática da arte marcial passaria para o plano do imaginário através de formas solo.

 Ao imaginar, tudo é possível, mas ao se movimentar, nem tudo é possível, mas muito pode ser melhorado a cada dia, a cada repetição, então  a privacidade da forma solo e suas imagens sugeridas ( aplicações) nos faz escutar nosso próprio eu, e a repetição cria um padrão cíclico que em espiral ascendente cria o progresso, a cada repetição da rotina eu realizo que melhorei em relação à ontem e ainda posso sempre melhorar amanhã.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário.